Notícias do Sínodo Espírito Santo a Belém
foto: Paróquia de Vila Valério
Confirmação no Domingo de Ramos na Comunidade em Jacarandá
“De agora em diante você irá pescar gente” - A casa de Deus é o nosso aquário!

A imagem do aquário nos traz à memória que naquele ambiente os peixes têm água, alimento e todo o necessário para a vida. Eles têm vida em abundância. Ali eles recebem bom tratamento, bons cuidados. Eles são amados. Há alguém que cuida para oferecer vida digna. Esta foi a imagem que usamos para o culto de Confirmação no Domingo de Ramos na Comunidade em Jacarandá, Paróquia em Vila Valério. Nesta celebração, 09 Confirmandos disseram: “Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens”.

Na pregação, P. Edilson Tetzner meditou sobre a fala de Jesus dita a Simão: “De agora em diante você irá pescar gente” (Lucas 5.10). Esta palavra de Jesus foi essencial para a vida de Simão. Ele a abraçou para a sua vida. Todos nós somos desafiados a “pescar gente”. Ou seja, testemunhar em palavras e ações o amor de Deus por nós. O Sacerdócio Geral (1Pedro 2.9) é dinâmico e envolvente. É um ato que deseja envolver a todos e todas. Ele quer fazer parte do cotidiano das pessoas. Pedro aceitou o desafio de Jesus. Tornou-se sua testemunha por toda a vida.

O Ensino Confirmatório faz parte da educação cristã contínua. Neste tempo e neste ato da confirmação, o confirmando é chamado a exercitar o testemunho da fé e a elaboração pública da fé pessoal. Por isto, com a confirmação nada se encerra, mas tudo continua! Como palavra motivadora o pastor disse ainda que a Confirmação quer ser rememoração da graça batismal. No Batismo, todos nós somos amados e resgatados por Deus. Conforme a imagem presente no culto, somos como “peixes” que foram pescados para o aquário de Deus, onde nadamos em águas claras e recebemos cuidados, alimento e todo o necessário para o corpo e a vida. Se Pedro foi chamado para pescar gente, no silêncio das Escrituras também verificamos que ele antes foi pescado por Jesus. Ele foi remido por Deus.

Após a mensagem, os Confirmandos tiveram a oportunidade de em comunhão com a comunidade lembrar o conteúdo do Catecismo Menor de Martinho Lutero. Após recitarmos também as explicações do Catecismo, Edilson disse que o Reformador colocou de forma bem pessoal a importância que o conteúdo do Catecismo teve para a sua vida. Diz ele: “Eu, embora velho doutor nas Escrituras... não compreendo ainda direito os dez Mandamentos, o Credo e o Pai Nosso, eu não posso estudar a fundo nem aprendê-los totalmente, assim aprendo o Catecismo dia após dia e oro com o meu filho João e a Minha filha Madalena”. É isso aí! A educação na fé é um processo contínuo e tem papel fundamental na família. Educação na fé é algo permanente, pois a fé precisa ser constantemente alimentada e fortalecida. É a partir desta reflexão que desafiamos cada jovem confirmado a viver o sacerdócio geral em sua comunidade e na sociedade.

Domingo de Ramos. Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ambiente acolhedor. No altar, aquário com muitos peixes. No templo, 665 pessoas. Muita gente! Muita alegria. Culto festivo. Assim foi o Culto de Confirmação em Jacarandá dia 24 de março de 2013. Aos confirmados, um convite: dia 27 de abril, às 14h, será sua acolhida no grupo de jovens da Comunidade. Deus seja conosco!

Vila Valério, Páscoa de 2013
Pastor Edilson Tetzner


Veja abaixo algumas imagens das cerimônias realizadas na Paróquia:

Fonte: Pastor Edilson Tetzner - Paróquia de Vila Valério
Publicado: terça-feira, 16 de abril de 2013
IECLB
SESB - Sínodo Espírito Santo a Belém
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES
CEP 29050-670 - Tel/fax: (27) 3325-3618 - E-mail: secretaria@sesb.org.br
2012-2013. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Wagner Jann